Organização 

Aprenda Mais sobre Organização

Este excelente artigo é do site UpConcurseiros.
Fonte: https://www.upconcurseiros.com.br/organizacao/

Aprenda sobre organização nesta série de 5 vídeos + Live da UP Concurseiros

Nesta série de vídeos vamos falar sobre organização nos estudos, um dos temas mais importantes nos estudos, mas que é muito negligenciado pelos concurseiros.

CONTEÚDO DO VÍDEO:

Este vídeo é o primeiro de uma série de 5 vídeos + Live sobre organização. Hoje, falamos sobre os fundamentos da organização, ou seja, por que é importante.

A maioria das pessoas costumam ignorar a organização nos estudos.

Por que? Justamente por não entenderem o que significa ser organizado nos estudos. Sem organização, você não consegue ser disciplina e ainda atrapalha a concentração e a motivação.

A organização, portanto, é a raiz do seu estudo, afinal, sua jornada é longa e você precisa ter clareza sobre o que estudará, quando, por quanto tempo e como fará o progresso.

Tudo isso precisa estar alinhado para que não tenha a sensação de que você está estudando sem avançar ou de que é impossível vencer o edital e as revisões.

Se você não sabe o que e como você vai estudar, é muito difícil você alcançar disciplina, porque o tempo todo você terá que tomar decisões sobre o próximo passo, gerando desgaste, falta de concentração e falta de motivação.

Responda nos comentários:

  • como tem sido a sua organização nos estudos?
  • Você sabe exatamente o que você vai estudar a cada dia?
  • você sabe exatamente em que momentos você vai estudar?
  • Você sabe como você vai fazer suas revisões?
  • Elas tem funcionado efetivamente?
  • Você sabe o que tem que fazer, quando tem que fazer e como tem que fazer para ser aprovado?
Como você pode organizar o seu edital para saber exatamente o que estudar para passar. CONTEÚDO DO VÍDEO: Este vídeo é o segundo de uma série de 5 vídeos + Live sobre organização. Hoje, falamos sobre como você pode organizar seu edital para avançar mais efetivamente nele. Na grande maioria das vezes, o edital vem bagunçado e confuso, te deixando perdido. O primeiro passo é retirar o conteúdo do montante total do edital, gerando mais clareza. Nós disponibilizamos diversos editais organizados para lhe ajudar. Veja na parte de materiais complementares. O segundo passo é decidir qual parte do edital você irá estudar primeiro. Um erro grande dos concurseiros é querer estudar tudo de uma vez. Ao fazer isso, você tem muita matéria para ver e pouco tempo para cada uma delas. Assim, você leva muitas semanas para avançar pouco, gerando grande desmotivação. Atente-se ao mínimo de 4 horas por matéria por semana no mínimo, para conseguir mergulhar de fato em cada matéria. O terceiro passo é definir a periodicidade que você vai estudar aquela matéria por semana. O ideal é estudar uma matéria 3 vezes por semana, assim, se você revisar com 24 horas, você acaba vendo aquela matéria todos os dias. Assim, se você seguir esses 3 passos, os conteúdos que você precisará estudar estarão organizados. Responda nos comentários: Faz sentido pra você? Como você tem organizado suas matérias?   CONTEÚDOS RELACIONADOS: Baixe agora o seu edital organizado: http://meuplanoup.com.br/editais-organizados

Organizar a rotina é fundamental para que você possa se disciplinar.

CONTEÚDO DO VÍDEO:

Este vídeo é o terceiro de uma série de 5 vídeos + Live sobre organização.

Hoje, falamos sobre como você pode organizar o seu dia a dia.

A mensagem principal deste vídeo é: não tem como você ter estudos organizados em uma vida bagunçada, afinal, seus estudos fazem parte de sua vida.

Tudo precisa ser organizado, e a melhor maneira de fazer isso é dividindo sua vida em blocos. Assim, seu tempo será otimizado.

Separe um tempo específico para fazer tudo o que você precisa fazer na rua, por exemplo, outro para todas as coisas relacionadas ao trabalho e por aí vai.

A maioria das pessoas separam um tempo de trabalho e um tempo livre e tentam alocar o seu estudo no tempo livre. Não é assim que funciona.

Você deve colocar os estudos em um bloco de estudo. Se fizer isso, você terá muito mais chance de se organizar.

Isso vai te dar noção de urgência, entendendo que, se não começar dentro do tempo correto, não terá tempo para finalizar, facilitando o controle dos seus horários.

Por isso as pessoas mais ocupadas tendem a fazer o dia render mais, porque sabem que ou fazem naquele momento, ou não terão mais tempo. Isso evita a procrastinação.

O próximo passo é, portanto, juntar o edital com a sua rotina, criando um planejamento de estudos.

No próximo vídeo, falaremos sobre o principal erro que se comete ao criar um planejamento de estudos.

Responda nos comentários: Faz sentido pra você? Como você tem organizado sua rotina de estudos?

Todo mundo precisa de um planejamento de estudos para estudar, mas a maioria comete esse erro vital. CONTEÚDO DO VÍDEO: Este vídeo é o quarto de uma série de 5 vídeos + Live sobre organização. Hoje, falamos sobre um erro que a maioria das pessoas comete na hora de construir o seu planejamento de estudos Nos vídeos anteriores você já viu como organizar a sua rotina e o seu edital, e agora é a hora de juntar tudo em um planejamento de estudos. O erro principal é delimitar conteúdos específicos para serem estudados em dias específicos. Isso é um erro porque cria uma cadeia de conteúdos. Cada um precisa que necessariamente o anterior tenha sido finalizado. Assim, se você falhar em qualquer um deles, todos eles ficarão automaticamente atrasados. Este tipo de planejamento é, portanto, altamente sensível a imprevistos, tornando-se obsoleto com muita facilidade. Então o ideal é que o planejamento tenha os conteúdos por ciclos, deixando em cada dia da semana a matéria exata que você deve estudar e ir seguindo a sequência do conteúdo. Ao fazer isso, mesmo que o estudo leve tempos diferentes, o planejamento permanece funcionando adequadamente. E aí vem a grande pergunta: como saber se eu vou conseguir finalizar tudo antes do tempo? Simplesmente verificando a média de tempo que você leva para finalizar cada conteúdo. Ou seja, se você levou 2 semanas para avançar 6 conteúdos, significa que você avança em média 3 conteúdos por semana. A cada semana, essa média se ajusta, se tornando ainda mais precisa. Assim, logo nas primeiras semanas já será possível saber se você está no ritmo certo ou se precisará priorizar, acelerar o passo ou aumentar a frequência. Responda nos comentários: Faz sentido pra você? Como você costuma fazer o seu planejamento?

Veja este método de realizar as revisões para, finalmente, conseguir revisar todo o conteúdo!

CONTEÚDO DO VÍDEO:

Este vídeo é o quinto e último de uma série de 5 vídeos + Live sobre organização.

Hoje, falamos sobre como você pode construir

Uma esteira de revisões é um método em que você vai passando o conteúdo por 6 etapas diferentes, uma de cada vez, exatamente como uma esteira.

Criamos este método porque muita gente não consegue fazer revisões, especialmente quando quer fazer um volume muito grande de revisões.

A esteira de revisões é formada por 6 estações:

  • 1º estação: Estudo
  • 2º estação: Revisão 1
  • 3º estação: Revisão 2
  • 4º estação: Revisão 3
  • 5ª estação: Revisão 4
  • 6ª estação: Arquivo

A ideia é você fazer um conteúdo passar por todas as estações até ficar no arquivo.

Para isso, basta você definir diariamente um horário específico para cada uma delas.

O sugerido é que seja 40% do tempo destinado a revisões.

Destas,

  • 50% deve ser para a revisão 1,
  • 25% deve ser para a revisão 2,
  • 15% deve ser para a revisão 3 e
  • 10% deve ser para a revisão 4.

É importante se atentar ao objetivo de cada uma das revisões, para que você consiga leva o tempo necessário para cada uma delas.

  • A primeira revisão se destina a reforçar o conhecimento
  • A segunda revisão se destina a preencher as lacunas
  • A terceira revisão se destina a treinar o seu cérebro para lembrar
  • A quarta revisão se destina a checar o quanto você consegue lembrar

Assim, a cada revisão, você consegue fazer mais rapidamente, mantendo-se, assim, dentro do tempo previsto!

Responda nos comentários: Faz sentido pra você? Como você tem feito as suas revisões?